quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Até quando será teremos que aguardar o término das obras de reforma e restauro - Desde abril de 2007 o edifício está em obras de reforma e restauro pelo projeto Monumenta, fechado à visitação pública. Parte do acervo e serviços foi transferido para a Casa de Cultura Mario Quintana, onde funciona temporariamente a Biblioteca.
















                               
A Biblioteca Pública do Estado, criada oficialmente em abril de 1871, foi aberta ao público na sua sede definitiva, na Rua Riachuelo 1190, em 1922. Concebido artística e arquitetonicamente por Afonso Hebert e Theofilo Borges de Barros, o prédio da Biblioteca reflete o pensamento então dominante no Estado: o positivismo. Em 1986, o prédio da Biblioteca foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE), e, em 2000, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Desde abril de 2007 o edifício está em obras de reforma e restauro pelo projeto Monumenta, fechado à visitação pública. Parte do acervo e serviços foi transferido para a Casa de Cultura Mario Quintana, onde funciona temporariamente a Biblioteca.
O acervo bibliográfico da BPE é constituído por cerca de 240 mil volumes. A coleção de livros raros da Biblioteca é composta por raridades dos séculos XVI a XIX, como a PHARSALIA, de Lucano, de 1519. Publicações e documentos que registram a história e a literatura rio-grandenses, enciclopédias, dicionários e obras sobre todos os setores do conhecimento humano, além de jornais, revistas e folhetos, completam a coleção da instituição e encontram-se disponíveis para pesquisa.
Além da leitura e da pesquisa no local, o visitante dispõe de empréstimo domiciliar de parte do acervo, de orientação à pesquisa bibliográfica, de levantamentos bibliográficos, de reprografia, de acesso à Internet, a vídeos e CD-ROM, de programação cultural, além de visitas guiadas no interior da Biblioteca.
A Biblioteca está sediada temporariamente na Casa de Cultura Mario Quintana (Andradas, 736, térreo, 3º e 5º andares), enquanto o prédio histórico passa por reformas e restauro.
Atendimento ao público:
Os horários de funcionamento da Biblioteca Pública do Estado são: segunda, das 14h às 19 horas,  terça a sexta-feira, das 9h às 19h, e, aos sábados das 14 às 18 horas.
Endereço atual: Rua dos Andradas, 736, 3º andar, Ala Leste – Centro, Porto Alegre – RS – CEP.: 90.020-004.
Fones: (51) 3224.5045 , 3225.9426. Para mais informações visite o site www.bibliotecapublica.rs.gov.br ou escreva para bpe@via-rs.net. Acompanhe-nos no www.twitter.com/bibliotecars ou no facebook.
Biblioteca Pública do Estado
Rua dos Andradas, 736 – 3º andar – Ala Leste – Centro
CEP 90020-004
Telefone: 32245045 / 32259411
e-mail: bpe@via-rs.net / bpe.administracao@via-rs.net
Diretora: Morgana Marcon

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu parecer!